MOVI3 avança mais de 9% após resultados do 1T23, entenda!

O lucro líquido do primeiro trimestre de Movida (MOVI3) caiu mais de 90% em relação ao primeiro trimestre do ano passado, mesmo assim, suas ações avançaram mais de 9%, mostrando um certo otimismo do mercado, entenda o que aconteceu.

 

Destaques do 1T23 da Movida (MOVI3):

Logo no início de seu resultado, vê-se uma redução da frota total, em cerca de 11 mil carros. Dentre os segmentos, houve uma redução forte da frota do segmento de Rent a Car, e um pequeno aumento nos carros de GTF (gestão de frotas). Essa iniciativa, fez com que a taxa de ocupação do RAC aumentasse 5,3%.

 

Evolução da Frota

foto mostrando evolução da frota de Movida (MOVI3)

Fonte: RI Movida

 

Já neste indicador, é possível notar a mudança de foco da companhia, mirando em uma maior rentabilidade e melhor gestão de caixa, no entanto, alguns outros indicadores acendem um alerta sobre os desafios de curto e médio prazo da Movida (MOVI3).

 

banner e-book bemobi

 

Dentre os desafios, podemos destacar o menor nível de diária média e uma receita por carro estável. Além disso, viu-se uma leve queda no ticket médio do seminovos (-0,4%) e uma redução da margem EBITDA desse segmento.

Embora esses indicadores apresentem uma certa sazonalidade e possuem uma base de comparação maior, nota-se que já estão sendo afetados pelo cenário macroeconômico, com, por exemplo, o alto nível de juros impactando no crédito e consequentemente, na demanda por carros.

 

Indicadores RAC

foto ilustrando indicadores RAC de Movida (MOVI3)

Fonte: RI Movida

 

Do lado positivo, podemos citar o segmento de gestão de frotas, que entregou indicadores sólidos, como uma receita por carro crescente e um maior EBITDA, tanto consolidado quanto por carro.

 

Indicadores GTF

Fonte: RI Movida

 

Outro fator muito positivo para a tese, é em relação ao seu desenvolvimento, onde mesmo com a dívida líquida tendo subido ligeiramente, a companhia realizou a liquidação antecipada de dívidas no montante de R$2,2 bilhões, reduzindo a dívida bruta e a dívida líquida + fornecedores. Isso, somado com a nova captação com um custo mais baixo (CDI + 1,65%), deve ajudar a diminuir a pressão do resultado financeiro da companhia.

 

tabela mostrando a gestão financeira da Movida (MOVI3)

Fonte: RI Movida

 

Dessa forma, nota-se que mesmo com alguns indicadores refletindo uma maior dificuldade de suas operações, houve uma melhora na perspectiva futura, com a administração focando em novas iniciativas para melhor rentabilizar sua frota e gerar caixa.

 

Vale a pena investir em Movida?

Para os assinantes do Hub Pro possuímos coberturas exclusivas da Movida (MOVI3), com projeções futuras e preço justo das ações! Garanta seu acesso GRATUITO! 

banner hub pro

 

 

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress