Hub Insights

Microsoft avançará na disputa tecnológica com o Chat GPT?

Microsoft e chat GPT

Não é novidade para ninguém que a tecnologia vem avançando de forma exponencial ao longo dos últimos anos. Inteligência Artificial, Machine Learning, Blockchain, Web 3.0, Big Data, Microchips, robótica avançada e vários outros assuntos cada vez mais fazem parte do cotidiano das pessoas e das empresas.

Obviamente, o cenário não seria diferente para os investimentos. As maiores empresas do mundo estão investindo vultuosas quantias em infraestrutura para processamento de dados, desenvolvimento de algoritmos proprietários, data centers, etc. A Microsoft (MSFT) é uma delas, falaremos neste insight sobre seu investimento na criadora do ChatGPT, e como isso, pode ser uma vantagem competitiva na disputa tecnológica.

 

Chat GPT, OpenAI, Copilot: os rumos da Microsoft (MSFT)

O Chat GPT é  um algoritmo de inteligência artificial que pode gerar respostas humanas a partir de um texto de entrada. Ele foi desenvolvido pela OpenAI, um laboratório de pesquisa em inteligência artificial dos EUA.

Microsoft e Chat GPT

Fonte: Morgan Stanley

 

A OpenAI é uma empresa que a Microsoft (MSFT) investe, tendo iniciado a parceria com um aporte da gigante de tecnologia de US$ 1 bilhão em 2019, sendo que foi fundada em 2015 como uma empresa sem fins lucrativos de pesquisa em inteligência artificial.

Leia também:

Vale a pena comprar ações da Microsoft (MSFT)?

 

Em 2019 a empresa faz a transição para poder buscar o lucro e lança seu primeiro produto em junho de 2020, pouco depois de receber o aporte da Microsoft (MSFT). Finalmente, ao final de 2022 a empresa lança a mais recente versão do Chat GPT, além de receber um aporte multibilionário da empresa fundada por Bill Gates.

Fonte: UBS e Yahoo Finance. Adaptado por NeoFeed

 

Para termos ideia do ritmo de crescimento dessa tecnologia, em apenas 2 meses ela foi capaz de chegar a 100 milhões de usuários, resultado que empresas como TikTok  e o Instagram demoraram 9 meses para atingir. Além disso, para chegar a 1 milhão de usuários, o Chat GPT demorou apenas 5 dias, enquanto a Netflix demorou 3 anos e meio, o Twitter 2 anos e o Facebook 10 meses.

Vale reforçar a facilidade da usabilidade da ferramenta, que entende várias linguagens diferentes (apesar do inglês ter respostas mais complexas e completas), e com comandos simples a inteligência artificial já mostra respostas bastante úteis para diversas ocasiões.

Nesse sentido, a Microsoft (MSFT) lançou, ainda, algumas ferramentas proprietárias adicionais, que podem vir a funcionar de maneira bastante satisfatória quando combinadas com o Chat GPT, trata-se do Copilot e do Bing Chat.

O Copilot da Microsoft (MSFT) é uma ferramenta de inteligência artificial que pode otimizar a eficiência dos usuários do Microsoft 365. Ele está integrado às aplicações do Microsoft 365, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook e Teams, também oferece uma experiência de Business Chat que usa os dados do Microsoft Graph para gerar alertas e atualizações de status com base nas atividades diárias dos usuários. O projeto combina o poder dos grandes modelos de linguagem (LLMs) com os dados nas aplicações Microsoft 365 para transformar conteúdo textual nas ferramentas de produtividade da tecnológica.

A inovação foi apresentada pelo CEO da empresa, Satya Nadella. A ideia é dar às pessoas mais autonomia e tornar a tecnologia mais acessível através de uma interface universal que todos conseguem utilizar, mesmo sem maiores conhecimentos técnicos. Um exemplo de utilizações dessa ferramenta foi disponibilizado pela própria Microsoft em seu canal no Youtube, clique aqui e assista.

A apresentação mostrou o Microsoft 365 Copilot, que combina grandes modelos de linguagem (usando GPT-4) com dados dos usuários no Microsoft Graph e aplicativos Microsoft 365 para gerar de forma autônoma insights, textos e apresentações.

A incorporação do Microsoft Graph ilustra bem a vantagem dos dados que a Microsoft traz para esta evolução do Productivity Suite – semelhante à dinâmica observada nos mercados de segurança como Endpoint, Email e Gerenciamento de Identidade, ter grandes conjuntos de dados únicos para alavancar dá à Microsoft uma real vantagem arquitetônica.

foto mostrando a vantagem da Microsoft e Chat GPT quanto a competição tecnológica

Fonte: Microsoft

 

Embora a empresa não tenha especificado quando os recursos do Copilot seriam lançados ou o preço da solução (estes são esperados em ‘poucos meses’), nós olhamos para o Teams Premium como um exemplo para a potencial elevação do preço médio de vendas da empresa.

Fonte: Bing

 

A empresa também lançou uma feature similar ao Chat GPT, o Bing Chat, que é uma evolução do seu buscador (concorrente direto do Google), que funciona como uma plataforma de buscas em que a resposta é gerada automaticamente por uma Inteligência Artificial.

Todas essas inovações ainda estão em fase de testes, tanto por parte dos próprios engenheiros e desenvolvedores como por parte dos usuários, então é difícil, atualmente, estimar o potencial de geração de valor dessas iniciativas. O que certamente podemos afirmar é que são ferramentas que mudarão de forma drástica a forma como as pessoas trabalham atualmente, tornando a jornada de trabalho menos operacional e cada vez mais estratégica!

Abaixo temos alguns exemplos de como o Copilot poderia ser usado para otimizar a rotina de trabalho:

Word à Pedindo para criar uma página com base em um rascunho. Pedindo para fazer resumo de um parágrafo específico, transformar em textos concisos as informações contidas na planilha tal.

PowerPoint à Consolidar apresentações em bullets em 3 slides, criar uma apresentação com base em um word, otimização de visualização de gráficos.

Teams à Resumir os pontos tratados na reunião (criação de atas automáticas), criar tabelas de pós e contras de pontos tratados na conversa, montar matriz com as atribuições dadas a cada participantes.

Enfim, as utilizações para essa ferramenta são inúmeras, e o seu principal limitador, trata-se apenas da capacidade imaginativa de seus usuários.

 

Membros do Hub Internacional, além de outros materiais exclusivos, também possuem acesso a um relatório mais detalhado sobre as maiores empresas do mercado de tecnologia. 

Tenha acesso ao Hub Internacional gratuitamente clicando no banner abaixo:

banner hub internacional novo

AndreTavares

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress