Hub Insights

IRB (IRBR3) recebe nova classificação pelo S&P Ratings

irb brasil

Após a polêmica oferta de ações a fim de se capitalizar e vender ativos que não era tão estratégicos operacionalmente, a Standard&Poor’s Global Ratings, removeu a companhia IRB Brasil Resseguros (IRBR3) da lista de supervisão com “implicações negativas” e reafirmou o seu rating como brAAA.

Embora a sua nota tenha sido a de maior nível, vale ressaltar que a perspectiva (Outlook) da S&P para a IRB é negativa.

Ratings IRB Brasil Resseguros

Fonte: RI IRB

 

Entenda mais sobre as estratégias que a IRB3 utilizou para se capitalizar: IRB (IRBR3) faz novos movimentos para levantar capital I Hub do Investidor

 

O que é o “Rating” e o que ele impacta?

O Rating funciona como uma nota para saber a qualidade da companhia e influencia diretamente em como ela é vista no mercado. As agências de Rating, no caso a S&P Ratings, avalia a companhia e o seu risco (risco de dar calote em suas dívidas, por exemplo) e atribui uma nota.

Essa nota (ou rating), varia entre BBB- e AAA, no caso da IRB Resseguros Brasil, foi atribuída a maior nota, ou seja, a companhia está vendo com um risco mais baixo e uma qualidade melhor. Dessa forma, é possível que a empresa capte dinheiro no mercado a juros menores.

 

Como estão indo as ações da IRBR3?

Apesar disso, as ações acumulam uma queda de cerca de 7% nos últimos 5 dias e mais de 34% no mês, devido à baixa previsibilidade, já que nunca vimos a companhia em níveis normalizados de operação, e o seu futuro continua nebuloso. No dia 16/09, as ações negociavam no patamar de R$1,17. 

Fonte: Google Finance

Quem investe na IRBR3?

Após ser um dos papéis mais shorteados pelo mercado e alcançar uma taxa de aluguel de 63%, no preço atual chamou a atenção de um grande player institucional, a Blackrock, que comprou ainda mais ações e agora detém 5% da companhia, e como de praxe, com o intuito estritamente de investimento e não mudança de controle.

Outro grande investidor comprado nas ações, é o Luiz Barsi, maior investidor pessoa física da bolsa brasileira, que possui uma pequena posição. Para entender mais sobre as posições compradas e vendidas em IRBR3, acesse: IRBR3 atinge o limite de posições vendidas e taxa de aluguel dispara I Hub do Investidor

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress