Hub Insights

Ibovespa sobe mais de 4% no pós eleições, o que mudou?

ibovespa

Hoje, um dia após o resultado das eleições, o mercado abriu otimista, no início da manhã, houve uma alta generalizada, principalmente nas estatais, Sabesp subindo quase 15%, Petrobras 9%, Banco do Brasil 7%, fazendo com que hoje o Ibovespa atingisse os 115 mil pontos.

Indo na contramão da alta, as ações de educação foram as únicas que caíram, tanto Cogna, quanto Yduqs. Também, vimos o Real se valorizando.

 

Maiores altas e baixas na manhã

ibovespa altas e baixas

IBOV E DOLAR

Fonte: Trade Map

 

No entanto, se ainda haverá segundo turno entre Lula e Bolsonaro, qual o motivo de toda essa positividade?

Mesmo sem ter o presidente definido, grande parte das cadeiras do senado e da câmara já foram decididas, e apesar de subestimado por alguns, isso é tão importante quanto o presidente da república.

Tanto na Câmara quanto no Senado, foi visto uma maioria de eleitos no espectro da direita, uma parte de centro, e uma minoria de políticos de esquerda.

 

Câmara e Senado por posicionamento político 

 

ibovespa e sua relação com o posicionamento politico

Fonte: Ártica Asset Management

 

Por conta disso, vemos um mercado que precifica agora, uma maior chance de manutenção das políticas econômicas atuais, uma queda brutal na chance de políticas radicais heterodoxas serem implantadas, além de uma chance de vitória do atual presidente no segundo turno.

Dessa forma, com maioria no Senado e na Câmara, mesmo com uma vitória do Lula, é possível vermos um governo menos radical, com poucas mudanças, ou pelo menos extremas, o que faz com que o mercado precifique com menores incertezas as ações da Bolsa.

Visto que, com um Senado e Câmara mais à direita, poderão barrar maiores gastos ou outras propostas do governo Lula, ao passo que, em caso de vitória do Bolsonaro, podemos ver uma maioria favorável às reformas, o que, novamente, agrada o mercado.

Além disso, dólar e contratos de juros futuros também negociavam em queda, reforçando uma possível virada do cenário macroeconômico nos próximos anos. Caso se concretize, com uma melhora no cenário fiscal brasileiro, inflação controlada e consequentemente, Selic mais baixa, o ativo ganhador será a Bolsa.

Por fim, um dos maiores investidores da bolsa e fundador do fundo Alaska Black, Luiz Alves Paes de Barros, deu sua opinião em live há alguns meses e disse que a alta da bolsa acontecerá independente de quem for Presidente.

Agora, vemos outros gestores e analistas com uma opinião semelhante, como o diretor de investimentos da Nero Capital, dizendo que veem potencial para Bolsa em 2023 em ambos os cenários, seja Lula ou Bolsonaro.

Para entender mais sobre qual a importância das eleições no seu portfólio de investimentos, leia nosso insight: Como as eleições afetam os seus investimentos? I Hub do Investidor. ibovespa hoje

Nossa visão é que você evite “tradar” o tema eleições e construa uma carteira de investimentos diversificada e que consiga performar bem em diversos cenários, sejam eles positivos ou não, para isso, conte a nossa ajuda: Conheça nossos produtos! ibovespa hoje

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress