Hub Insights

Caixinha do Nu negativo?! Fundo Nu Reserva rendendo 37% CDI

Muitos clientes do banco digital (Nubank) utilizam a plataforma para realizarem suas reservas de emergência, guardando seu dinheiro nas “caixinhas” do app – que são basicamente aplicações financeiras para gerar valor junto a quantia guardada. Dentre essas caixinhas, o Nu reserva é o fundo mais popular, com R$2,6bi de Patrimônio Líquido e cerca de 1,3 milhão de cotistas.

Fundo Nu Reserva imediata

Fonte:  Seu Dinheiro

 

Esse retorno que o cliente tinha em cima de sua aplicação muitas vezes vinha (e vem) de crédito privado, ou seja, dívida de outras companhias.  Parte onde entra a Americanas na história.

Em novembro do ano passado, o fundo possuía quase 30% de sua carteira em debentures, sendo que dois desses debentures eram da Americanas – os investimentos nas debêntures LAMEA4 e LAMEA7 somavam R$7,2mi, ou quase 1% do total. E a partir das notícias e da crise descoberta na empresa, essas debentures derreteram mais de 40%.

Sendo assim, esse recuo fez com que o fundo rapidamente começasse a ter um desempenho inferior ao do CDI (benchmark).

valor Fundo Nu Reserva

Fonte: FariaLimaBets

 

Essa rentabilidade negativa do produto claramente iria deixar os clientes insatisfeitos e isso aconteceu muito rápido, levando a uma comoção por redes sociais que piorou ainda mais o cenário difícil e marcado pelas consequências ao banco.

Em nota dada a imprensa, o banco digital se defendeu afirmando que cerca de 10% das “caixinhas” existentes têm recursos no Nu Reserva Imediata – uma das opções de fundo, com alta liquidez, baixo risco e que busca rentabilidade acima do CDI ao longo do tempo.

E o banco ainda afirmou que “na experiência oferecida para as Caixinhas, o Nubank oferece diferentes opções de investimentos aos clientes, de acordo com seus objetivos, o questionário de adequação do perfil de risco do cliente e aceite do termo de adesão”.

É claro que o impacto de rentabilidade nesse fundo em específico tende a ser mitigado no longo prazo (a partir de estratégias do fundo para lidar com o problema), mas isso é pouco para acalmar os ânimos dos clientes do banco.

Se você é cliente Nu Reserva ou ficou curioso com a resolução desse impasse, não se preocupe. Posteriormente o Nubank se pronunciou, acrescentando que a parcela da carteira correspondente as debêntures das Lojas Americanas já foi revista.

Para os investidores, fica o exemplo do que procurar na hora de formar sua reserva de emergência, segurança e não ganhos atrativos. Nós do Hub do Investidor, te recomendamos as melhores opções do mercado de renda variável, renda fixa e até criptomoedas. Além de te mantermos atualizado(a) sobre as principais mudanças macroeconômicas. Conheça nossos produtos!

 

Leonardo Ribeiro

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress