Hub Insights

Panorama macro: desempenho atual do minério de ferro e do aço!

minério de ferro

Cenário do minério de ferro…

Não é segredo nenhum que o minério de ferro está sob pressão, à medida que o seu consumo global fica cada vez mais tímido.

Na China, o panorama negativo vem em função dos danos causados pela grande bolha imobiliária que ainda assolam o país, além de todo o aparato relacionado a política de Covid zero implementada no país – que ainda se encontra em lockdown.

Já no resto do globo, é observado que o consumo do metal está se esfriando à medida que a política monetária esta cada vez mais apertada e a crise energética da Europa se reflete negativamente nas principais economias.

O minério de ferro estendeu sua queda para o nível mais baixo desde 2020 (em meio às crescentes preocupações com a demanda global de aço) e seu preço atingiu US$ 82,45 por tonelada em Cingapura no final de outubro.

Esse patamar de preço corresponde a uma queda de cerca de -50% em relação ao pico de preço do minério em março desse ano.

Fonte: Singapore Exchange e Bloomberg

 

 

E segundo estudos realizados pelo banco Inter, em parceira com a Bloomberg, na média do mês de outubro, o preço do minério de ferro (MF62) ficou em US$ 81/t, uma queda de -19% mês a mês.

preços do minério de ferro

Fonte: Banco Inter e Bloomberg

 

Além disso, com esse movimento de recuo do minério de ferro e o cenário chinês obtuso, foram observados também reflexos nos preços de metais básicos, que seguiram a mesma tendência e tiveram nova queda em outubro, agora estando em patamares de preços menores que do ano passado.

impactos do minério de ferro sob o cobre

impactos do minério de ferro sob o níquel

Fonte: Banco Inter e Bloomberg

 

Sendo assim, o único ponto de esperança que permanece aliviando as perspectivas dos otimistas é que o recém-concluído congresso do Partido Comunista chinês possa trazer flexibilizações políticas chaves para o presidente Xi Jinping e isso leve a um controle dos efeitos da catástrofe imobiliária do país, além de uma diluição dos efeitos gerados pelo Covid na economia chinesa em geral.

 

Quanto ao aço…

Seguindo a mesma linha, para os produtos relacionados a cadeia do aço, podemos notar continuidade da correção de preços internacionais nos diferentes produtos (recuo médio de 8%), refletindo uma diminuição da demanda global junto a desaceleração da China.

Fonte: Tradingeconomics

 

No Brasil…

A produção de aço bruto somou 2.743kton em setembro (último dado disponível), valor 11,7% menor que o registrado no mesmo mês em 2021. Já o volume das vendas do metal teve alta de +0,5% ante o mês anterior e o Consumo Aparente nacional somou 1,9Mt no mês ( -9,7% a/a).

Produção Siderúrgica brasileira | Fonte: IABR

 

Nós do Hub do Investidor, te recomendamos as melhores opções do mercado de renda variável, renda fixa e até criptomoedas. Além de te mantermos atualizado(a) sobre as principais mudanças no cenário macroeconômico global e nacional, através de análises precisas e realizadas por profissionais experientes. Conheça nossos produtos!

Leonardo Ribeiro

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress