Hub Insights

2 ações do setor elétrico que são boas pagadoras de dividendos!

ações do setor elétrico que são boas pagadoras de dividendos

Vale a pena investir em ações do setor elétrico?

É possível separar o segmento de energia elétrica em 3: Geração, Transmissão e Distribuição. No subsegmento de geração, as companhias investem na capacidade de produção de eletricidade a partir de diferentes fontes, como hidrelétricas, termelétricas, eólicas, entre outras. Essas companhias comercializam sua geração para distribuidoras através de contratos regulados, para comercializadoras ou diretamente para clientes no mercado livre de energia.

Já no segmento de transmissão, a empresa é responsável por transportar a energia gerada pelas usinas até os consumidores, por isso, suas principais atividades são na infraestrutura das linhas de transmissão, construindo e realizando as operações e manutenções. Vale ressaltar, que nesse segmento é comum que as companhias tenham contratos de longo prazo que são reajustados anualmente por algum indicador de inflação.

Por fim, o subsegmento de distribuição é responsável por entregar a eletricidade para os consumidores finais e realizar o relacionamento, com serviços de atendimento e cobranças.

Dentre as características do setor elétrico, tem-se a perspectiva positiva pela frente, tanto pensando na estabilidade da sua demanda, quanto em sua expansão, com uma maior capilaridade e novos demandantes, sejam eles residenciais, comerciais ou industriais. Além disso, é estimado uma evolução na matriz energética do Brasil e do mundo, com uma maior representação da energia solar e eólica, essa tendência gera oportunidades não só para as geradoras, mas também para as transmissoras.

 

evolução da matriz de energia elétrica no Brasil e sua relação com as ações do setor elétrico que são boas pagadoras de dividendos

Fonte: RI Isa Cteep

 

A estabilidade da demanda somada com os contratos e rentabilidade das operações, faz com que as companhias do setor elétrico sejam fortemente geradoras de caixa, que comumente é utilizado para a distribuição de proventos para o acionista, além da manutenção e expansão de seus projetos.

Outro ponto a ser mencionado, é que por possuírem projetos de infraestrutura relevantes, é comum que essas companhias sejam intensivas em capital.

banner whats hub agro

 

Ações do setor elétrico que são boas pagadoras de dividendos: 

Engie (EGIE3): 

A Engie é uma das maiores empresas do segmento de geração de energia, seu portfólio é principalmente focado em hidrelétricas, mas também possui projetos de expansão em energia solar, eólica e no subsegmento de transmissão. Além disso, a companhia possui exposição ao setor de gás natural através da TAG.

 

portfólio da Engie, uma das maiores empresas do segmento de geração de energia e sua relação com as ações do setor elétrico que são boas pagadoras de dividendos

Fonte: RI Engie

 

Falando-se de seus projetos, a companhia possui uma rentabilidade altíssima, entregando um ROE (Retorno sobre Patrimônio Líquido) próximo aos 30% e um ROIC acima de 20%.

Por ser uma forte geradora de caixa, a companhia remunera recorrentemente o seu acionista através de proventos, e possui um dividend yield interessante.

Vale destacar, que geralmente a companhia gera mais caixa do que o seu lucro líquido, e por isso, em alguns anos distribui 100%.

gráfico mostrando a distribuição de dividendos da Engie

Fonte: RI Engie

 

Isa Cteep (TRPL4):

Falando-se do subsegmento de transmissão, a Isa Cteep é a maior empresa privada, tendo crescido suas concessões e linhas de transmissão, atingindo os 21,5 mil KM.

gráfico mostrando os contratos de concessão e linhas de transmissão da Isa Cteep (TRPL4) e sua relação com as ações do setor elétrico que são boas pagadoras de dividendos

Fonte: RI Isa Cteep

 

Como já mencionado, as companhias de transmissão possuem uma alta previsibilidade de geração de caixa, e por isso, acabam sendo boas pagadoras de dividendos. Assim, mesmo investindo em novos projetos, a Isa Cteep também distribui um nível de proventos razoável.

 

gráfico mostrando o histórico de distribuição de proventos da Isa Cteep (TRPL4)

Fonte: Isa Cteep

 

É possível encontrar excelentes oportunidades no segmento de energia elétrica, com empresas defensivas capazes de remunerar bem os seus acionistas. Dessa forma, entendemos que esse segmento é ideal para quem quer construir uma carteira de dividendos ou adicionar companhias com menores volatilidades em sua carteira.

 

Para ficar por dentro das melhores oportunidades dentro do perfil de dividendos, conheça a nossa carteira Hub Dividendos, que vem entregando uma rentabilidade superior ao Ibovespa e ao CDI: 

 

carteira de dividendos do hub do investidor

Fonte: Resultado da carteira de Dividendos do Hub do Investidor

 

Libere seu acesso GRATUITO a carteira de Dividendos do Hub do Investidor, clicando aqui. 

banner hub dividendos

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress