Hub Insights

Conheça 2 ações que podem se beneficiar da queda da Selic!

queda da selic

Quais empresas a queda da Selic pode impactar?

Ontem (02/08), o Comitê de Política Monetária (COPOM), reduziu a taxa básica de juros em 0,5%, saindo de 13,75% para 13,25%. Tanto a queda quanto a expectativa da queda da Selic possuem potenciais para impulsionar alguns setores e perfis de empresas.

O primeiro perfil de empresa, são aquelas que possuem um índice de endividamento mais alto, isso porque, muitas vezes essas empresas tomam dívidas atreladas ao CDI, e uma taxa em patamares altos impacta negativamente em seu resultado financeiro, corroborando com um menor lucro líquido.

Vale mencionar também, empresas que estão expostas a setores mais cíclicos, que são impactados pelos ciclos econômicos da economia brasileira, por exemplo, o segmento de varejo e construção civil.

queda da Selic e impacto sob alguns segmentos, como o da construção civil e engenharia

Fonte: TradeMap

 

Duas ações que podem se beneficiar do corte de juros

Antes de comentar um pouco sobre as ações, vale reforçar que as ações apresentadas aqui não indicam uma recomendação de investimento. O ideal é que o investidor estude as opções para alocar em seu portfólio de acordo com sua estratégia.

 

1) Simpar (SIMH3)

A Simpar é uma holding brasileira que atua em alguns setores essenciais da Economia, em especial, segmentos relacionados a transportes e logística, como locação de veículos, máquinas, caminhões, concessionárias e afins. Dentre as principais empresas investidas, estão a Movida, a JSL e a Vamos, todas essas listadas em bolsa.

SImpar

Fonte: RI Simpar

 

O principal ponto que a queda de juros pode trazer de positivo para a Simpar (SIMH3), é o alívio em seu endividamento e pagamento de juros, no 1T23, a companhia estava com uma relação de dívida líquida/EBITDA próximo a 4x e despesas financeiras ultrapassando R$1 bilhão.

Hoje (03/08), as ações de SIMH3 entregam uma rentabilidade de mais de 4%, enquanto no ano quase 70%.

gráfico mostrando a rentabilidade das ações de SIMH3 e sua relação com a queda da Selic

Fonte: Google Finance

 

2) Lojas Quero-Quero (LJQQ3):

As Lojas Quero-Quero(LJQQ3) é uma rede de lojas focadas no sul do Brasil, estas lojas atuam principalmente no segmento de varejo, em especial com vendas de material de construção. Além disso, a companhia possui um braço financeiro, fornecendo crédito para seus clientes e emitindo cartões de crédito.

Dessa forma, nota-se que com um ambiente macroeconômico pujante, as Lojas Quero-Quero podem se beneficiar ainda mais, não só por ser varejo, mas pelo aquecimento das construções, reformas e afins, que impulsionam as vendas de materiais de construção, eletrodomésticos e móveis. Além disso, o braço financeiro também pode ser afetado positivamente, com uma diminuição da inadimplência, por exemplo.

Fonte: RI Lojas Quero-Quero

 

Hoje, as ações de LJQQ3 apresentaram uma rentabilidade de mais de 3%, enquanto no ano avançam mais de 60%.

gráfico mostrando as ações de LJQQ3 e sua relação com a queda da Selic

Fonte: Google Finance

 

No Hub do Investidor disponibilizamos as melhores informações para a tomada de decisão do investidor, com relatórios, carteiras recomendadas e lives exclusivas!

Acesse GRÁTIS pelo banner abaixo:

banner hub pro novo

Kênio Fontes

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress