Barreiras de entrada: como garantem a manutenção de rentabilidade das empresas?

barreiras de entrada

As vantagens competitivas das empresas são atributos qualitativos que lhe garantem sobrevivência e geração de valor num ambiente competitivo quando analisados horizontes de longo prazo. Um desses fatores qualitativos mais importantes é a existência de barreiras de entrada, pois possibilita a sustentabilidade de rentabilidades elevadas no longo prazo, protegendo a entrada de novos competidores.

São os famosos Moats, que Warren Buffett tanto defende. Os moats são fossos que circundam um castelo que impede que seus inimigos avancem contra suas defesas, de forma que o castelo continua protegido, mesmo que seja atacado.

foto ilustrando barreiras de entrada

É fácil de entender que, quanto maior o número de empresas competindo dentro de um setor, menores serão as margens dessas empresas, caso seus produtos não possuam diferenciação entre si. É o caso do setor de varejo, por exemplo.

Isso acontece porque, com a competição, a margem elevada de uma empresa representa a oportunidade de outra. Quanto mais competição, menor a rentabilidade média do setor. Uma forma de se proteger disso, é com as empresas criando barreiras de entrada, sejam elas “naturais” ou “artificiais”.

Pense no caso de uma concessão governamental, por exemplo. O Estado define que apenas a empresa X tem a permissão para exercer tal atividade. Está aí um caso simples de uma barreira de entrada importante que a empresa auferiu.

Esse é um caso de barreira de entrada artificial, pois a mera alteração regulamentar torna inexistente a vantagem competitiva ora auferida por tal empresa.

Obviamente, esse não é o único tipo de barreira que existe. Existem inúmeros outros tipos de barreiras de entrada além de licenças do governo: investimentos em capital muito altos, ganhos de escala, diferenciação de produto, patentes, etc.

Todos esses fatores atuam no sentido de impedir que novos concorrentes consigam drenar a rentabilidade que a empresa tem naquele negócio.

Em um negócio altamente rentável, mas sem barreiras de entrada, por mais que possa parecer lucrativo olhando para o passado, a entrada de novos concorrentes que serão atraídos por esse retorno, acaba diminuindo a rentabilidade daquele negócio.

Selecionar ativos que possuam formas de se defender dos seus concorrentes está no cerne do processo de investimento do Hub do Investidor, tanto para as ações no Brasil como para ações no exterior. Um ativo sem vantagens competitivas relevantes, sequer são recomendações. Para conhecer quais são esses ativos, além de ter acesso aos seus relatórios e preço-teto com valuation, clique aqui.

Por exemplo, caso não haja uma diferenciação de marca, produtos ou preço, os consumidores passam também a consumir dos novos entrantes no mercado.

Isso, obviamente, partindo da premissa que a demanda pelo produto não muda. Ocorre, portanto, uma diminuição do volume vendido pela empresa, o que pode levar a menor receita e, eventualmente, menor lucratividade e geração de caixa.

Outro ponto a ser analisado é a ameaça de produtos substitutos, que é a possibilidade de os consumidores trocarem o produto da empresa por um produto substituto, sendo uma vantagem competitiva que pode gerar barreiras de entrada.

Nesse contexto, uma barreira de entrada importante é a marca, pois uma percepção de valor grande permite à empresa cobrar mais pelos seus produtos e, mesmo tendo preço mais alto que seus competidores, não seja ameaçada por produtos substitutos.

Um exemplo muito claro desse tipo de barreira é o da Apple. A empresa possui produtos e serviços com preços altíssimos, porém os seus clientes aceitam pagar, e a cada novo iPhone, pagam valores maiores ainda.

Isso ocorre porque a “maçã” possui uma marca muito desejada, o que se constitui, na prática, como uma barreira de entrada importante para que outras empresas compitam com ela no segmento de smartphones dessa faixa de preço.

Finalmente, é importante que os investidores tenham bastante atenção ao comprar ações de empresas que não possuem nenhuma barreira de entrada relevante, pois isso pode corroer os resultados das empresas no futuro.

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AndreTavares

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