Aptos: você precisa conhecer este token!

Aptos

Os últimos dias da comunidade cripto têm sido marcados por debates em torno de um novo projeto, a Aptos. Na terça-feira, vimos a Aptos Foundation realizar um “airdrop” de tokens para recompensar os primeiros participantes da rede. No mesmo dia, a Binance listou a moeda em sua corretora, e a Crypto.com segue o movimento no dia de hoje.

 

Vamos entender melhor do que se trata isto tudo!

 

Sabemos que 2022 tem sido marcado por enormes eventos de exploit e hackeamento, o que provavelmente nos colocará no top 1 da história das criptomoedas – um péssimo ranking de se estar, diga-se de passagem. Além disto, também vemos um forte movimento dos protocolos em busca de soluções para problemas de escalabilidade. E é justamente nesse binômio que este novo projeto quer se destacar: A Aptos é uma blockchain Proof-of-Stake de primeira camada com intuito de se tornar “a mais segura do mundo”, além de extremamente escalável. Naturalmente, na dinâmica do Trilema, opta por sacrificar a descentralização.

Para isto, a Aptos usa como linguagens de programação a Move e a Move Virtual Machine (MVM). A Move é baseada em Rust, o que permite a finalização da transação em menos de um segundo, além de um alto TPS. Sua testnet foi submetida a testes de estresse para processar mais de 10.000 transações por segundo (TPS). A ideia é que, ao final de três fases de atualização, alcance – pasmem – 160.000 TPS.

Mas de nada adiantaria finalizar rapidamente as transações sem ter segurança, certo? Este é um dilema que a Solana vive, por sinal…

E é por isso que é válido destacar que a linguagem Move, além da funcionalidade da velocidade, tem seu foco principal em segurança e criptografia.

 

Equipe e código Aptos 

Mas um dos pontos que mais tem chamado a atenção da comunidade e dos investidores é o fato do projeto ser tocado por ex-desenvolvedores da Meta, Mo Shaikh (CEO) e Avery Ching (CTO), que lideram uma equipe de desenvolvedores e engenheiros, pesquisadores e designers. O projeto é de código aberto e público, e seu mecanismo de consenso no GitHub já é um dos mais bifurcados da plataforma.

Dezenas de aplicações já vinham sendo construídos na testnet e se preparando para trazer suas inovações para o ecossistema. Caso a Aptos consiga aliar a escalabilidade com a proteção contra os vários problemas de segurança vistos em outras blockchains, como ataques DDoS, tempo de inatividade de rede e hacks de drenagem de carteira, pode atrair com sucesso a próxima geração de DApps, DAOs e NFTs.

 

Financiamento do projeto

Além disto, o projeto já levantou uma das maiores rodadas de financiamento da história dos criptoativos com mais de US$ 350 milhões, sendo avaliado em US$ 3 bilhões antes mesmo de seu nascimento. Grandes apoiadores de destaque são a FTX Ventures, Andreessen Horowitz, a16z, Circle Ventures e Multicoin Capital.

 

Contras e oportunidades da Aptos 

aptos (APT) allocation

Como tudo na vida, nem tudo são flores. Alguns pontos negativos merecem atenção, como a alocação do tokenomics bastante centralizada, com 49% voltada para investidores, fundação e contribuidores, algo que só foi divulgado após a abertura de negociação dos tokens. Este tipo de divisão costuma ser relativamente comum em projetos mais centralizados como a BNB, por exemplo.

Apesar de os investidores e contribuidores terem que esperar 1 ano para começar a receber seus tokens, a Aptos permite que os tokens travados sejam usados para realizar staking, o que significa que estes atores poderão gerar renda/recompensas e estimular uma pressão de venda antes mesmo de, de fato, terem seus tokens com eles.

 

Aqui no Hub, temos uma metodologia de análise fundamentalista de criptoativos própria baseada em 6 pilares! Este é um exemplo feito de forma bastante sintetizada sobre alguns dos principais pontos que observamos em um projeto. Quer saber mais sobre como fazemos essa avaliação? Clique aqui! 

Caio Goetze

Formado em Direito pela PUC-RJ e pós-graduando em Direito Digital pelo Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS) em parceria com a UERJ, conta com 3 anos de experiência e diversos cursos de formação acadêmica de bagagem no “criptomercado”.

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress