Amazon Web Services (AWS) quer que seus clientes lhe paguem menos: Entenda!

Amazon

É razoável pensar que exista alguma empresa ou unidade de negócios que deseje que seus clientes gastem menos com seus produtos e serviços? É justamente esse o caso da gigante de varejo e de Cloud, a Amazon.

A Amazon, através da sua unidade de negócios Amazon Web Services (AWS), seu segmento de computação em nuvem, contrata milhares de funcionários e dashboards de utilização para mostrar aos seus consumidores o quanto eles estão pagando a mais do que deveriam para a companhia.

Eu não conseguia entender por que uma empresa de tecnologia se esforçaria tanto para ajudar você a gastar menos com ela. Isso definitivamente não é tão comum… pelo menos no mundo das assinaturas.

Por exemplo, recebi a seguinte ligação da Salesforce exatamente zero vezes nos últimos dez anos:

“Olá, notamos que o senhor não estava usando sete de suas licenças, então queríamos otimizar esse custo para o senhor, fazendo o cancelamento provisório delas.”

Imaginam empresas como a Netlix lhe mandando um email:

“Notei que você estava há 3 meses sem consumir nossos filmes, apenas nossas séries, então gostaria de fazer uma redução no seu plano”

Bastante difícil, não é mesmo? Ainda mais considerando que sequer a companhia dá essa opção de planos mais baratos aos seus clientes.

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Vamos ver, então, quais são os 5 motivos que os executivos da Amazon dão para fazerem otimizações de custo para os seus clientes, de forma que sua receita por cliente possa vir a reduzir, no curto prazo.

1) Custos excessivos fazem com que os clientes fujam

É fácil entender que, sem instruções, configurar sua infraestrutura de nuvem é consideravelmente mais complexo do que utilizar sistemas como Excel, PowerPoint ou mesmo Autocad.

Amazon e otimização de custos

E como o modelo de negócios da AWS é baseado no uso dos clientes, e não em um custo de assinatura fixo (mensalidade, por exemplo), uma configuração ruim pode rapidamente se tornar um trem desgovernado, reduzindo a usabilidade dos clientes.

Na maioria das vezes, essa configuração ruim é um problema do cliente, que, por falta de treino, não faz o melhor uso da plataforma. Mas a AWS é inteligente o suficiente para saber que isso se tornará rapidamente um problema do fornecedor (cujo serviço será cancelado). O problema rola ladeira abaixo. E se as pessoas se sentirem enganadas, a reputação da empresa será ruim, mesmo que a culpa seja tecnicamente do cliente.

 

2) Transparência gera confiança

A complexidade gera rejeição, enquanto a transparência gera confiança.

Se você se esforçar ao máximo para mostrar às pessoas o que elas estão gastando e definir claramente as alavancas para mudar isso, elas se tornarão profundamente engajadas com o seu produto. Há um setor inteiro de trabalhadores que o ajudarão a otimizar seus gastos com a nuvem.

De fato, quando uma empresa ultrapassa, digamos, 300 pessoas, ela geralmente contrata um recurso de infraestrutura dedicado para viver nesses painéis consagrados, dia após dia. E é melhor você acreditar que essa pessoa é da “Equipe AWS” ou da “Equipe GCP”, porque ela desenvolveu todo o seu conjunto de habilidades (e seu sustento) em torno disso.

Portanto, faz todo o sentido do mundo que a AWS crie um serviço para resolver o problema que eles nos deram, porque isso, por si só, provavelmente é outro fluxo de receita para eles. Pense em quantas pessoas pagam para obter uma certificação em otimização de nuvem.

No Hub Internacional, nossa estratégia passa por fazer uma análise criteriosa das empresas e também do mercado para, em posse desse ferramental, selecionar os melhores ativos, em termos de preço e valorização. Saiba como garantir o seu acesso GRATUITO ao Hub Internacional, clicando aqui.

 

3) Oportunidades de Upsell

Uma empresa gigantesca como a Amazon e a AWS podem vender para seus clientes, muito mais produtos e serviços do que uma usabilidade de computação em nuvem tão básica quanto fazer o armazenamento de seus dados e informações.

A AWS praticamente lhe dará uma amostra de um produto simples quase de graça para que possa lhe vender muitos outros serviços. Simplesmente a nível de exemplo, o marketplace deles é o maior fornecedor terceirizado de software de pessoas do mundo.

As empresas precisam de sistemas como o do Crowdstrike? Do Snowflake? As pessoas físicas precisam fazer suas compras de dia a dia? Tudo isso a Amazon consegue oferecer, seja para empresas seja para pessoas.

Faz todo o sentido que a AWS não o deixe sangrar até a última gota no aperitivo, se eles puderem lhe dar leite ao longo de 17 entradas. Esse é um LTV muito maior, enquanto ainda serve para reduzir o seu CAC, que passa a comentar com amigos empresários das soluções da Amazon.

 

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4) Competição

É muito difícil mudar a companhia de eletricidade que sua casa usa. É provável que toda a vizinhança esteja vinculada a ela (e é por isso que há regulamentações regionais sobre o valor que podem cobrar).

Mas é potencialmente mais fácil mudar da AWS para, digamos, Google Cloud ou Azure. De fato seria um pesadelo e uma jornada de vários anos para a Netflix ou a Salesforce deixar seu provedor de nuvem, mas se você for uma startup que está apenas ganhando força, poderá abandonar o barco.

No final das contas, os produtos básicos de hospedagem de cada empresa são commodities. É a eletricidade que faz sua casa funcionar. E a concorrência acirrada de três lados entre Microsoft, Google e Amazon torna perfeitamente possível converter clientes insatisfeitos. Portanto, é fundamental que a AWS seja acessível para as startups antes que elas explodam.

 

5) Busca da eficiência

A longo prazo, a AWS ganhará muito dinheiro se fizer o que é certo para o cliente no mais básico dos produtos básicos que vende. Eles têm evidências suficientes de que, se você mantiver o relacionamento por tempo suficiente, por bem ou por mal, eles chegarão a um valor substancial de seus gastos com a taxa de receita por usuário crescente.

A verdade é que eles querem que você seja mais eficiente e pare de se concentrar no seu custo de infraestrutura de linha de base, para que você possa trabalhar com eles em coisas mais e caras, como:

  • IA / ML
  • IOT
  • Sem servidor
  • Computação quântica
  • Bacos de dados extremamente avançados.

No longo prazo, eles não querem que você deixe a água correndo, porque isso arruinaria a fundação da sua casa, e eles adorariam ajudá-lo a construir um terceiro andar.

A Amazon, como toda empresa, busca maximizar a geração de valor para seu acionista no longo prazo, e ela é uma das mais eficientes do mundo em fazer isso, basta ver o gráfico do preço de sua ação ao longo dos últimos anos.

Para isso, ela desenvolveu (além das citadas no texto) uma série de ferramentas para maximizar a geração de valor para seus clientes.

No Hub Internacional temos vários relatórios analisando a Amazon, com seu preço-justo e preço-teto. Além de lives semanais ao vivo, para você ficar por dentro de todas as novidades dos Mercados Globais:

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AndreTavares

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