AliBaba anunciou hoje (28/03), uma reestruturação operacional onde irá fazer o split em 6 unidades de negócios. Fazendo uma breve recapitulação, a Alibaba é uma gigante de tecnologia chinesa, com foco principal no segmento de varejo digital na China, através das empresas Taobao e Tmall.
Seu principal acionista e sócio-fundador, Jack Ma, passou os últimos anos fazendo pouquíssimas aparições públicas, após se envolver em alguns problemas com o Partido Comunista Chinês, e estava desparecido nos últimos meses. Na segunda-feira, 27/03, entretanto, ele foi visto na China pela primeira vez, desde seu “sumiço”.
Fonte: Trademap. Adaptado por Hub do Investidor
A transformação operacional ocorre após as ações caírem de cerca de US$ 310 para US$ 87 no fechamento de segunda 27/03, uma queda de assustadores 72%. Porém, hoje as ações estão subindo cerca de 15% após o anúncio dessa reestruturação.
Tal medida ocorreu um dia depois que o fundador da Alibaba, Jack Ma, voltou para casa depois de um ano de estadia no exterior, um movimento que se uniu ao esforço de Pequim para estimular o crescimento no setor privado depois de dois anos de repressão.
Fonte: Alibaba. Adaptado por Hub do Investidor
Atualmente, o Alibaba divide suas operações em Comércio na China, Comércio Internacional, Serviços a consumidores locais, mídias digitais e entretenimento, Cainiao (Logistica), Cloud e iniciativas de inovação.
Algumas das empresas que fazem parte de cada segmento estão listadas na tabela acima, bem como, a divisão da receita cabida a cada uma está no gráfico abaixo, para dados referentes ao ano de 2022.
Para conhecer um pouco mais sobre o modelo de negócio da Alibaba, clique aqui e acesse o último insight que discorremos sobre tal companhia.
Fonte: Alibaba. Elaborado por Hub do Investidor
Porém, com o recente anúncio de reestruturação, a Alibaba se tornará uma Holding que será a detentora de, entre outras empresas investidas, 6 empresas principais, divididas conforme abaixo:
Cloud Intelligence Group
Taobao Tmall Business Group
Local Services Group
Global Digital Business Group
Cainiao Smart Logistics
Digital Media and Entertainment Group
Cada uma dessas empresas terá um CEO próprio, à exceção da empresa Cloud Intelligence, que terá como CEO o mesmo CEO da Holding, Daniel Zhang.
Além disso, todas essas empresas terão autonomia no processo de tomada de decisão, e uma governança corporativa própria (executivos, Conselho de Administração e demais comitês). Também terão liberdade para buscar suas próprias fontes de financiamento, inclusive IPO.
A exceção a essa dinâmica será a Taobal Tmall Business Group, que é o segmento de comércio na China, principal segmento operacional da companhia combinada e joia da coroa da Holding, que continuará sendo uma subsidiária 100% detida pela Alibaba Holding.
Dessa forma, a ideia é que se tornem empresas mais ágeis e preparadas para enfrentar seus desafios específicos de cada segmento.
“If you don’t change yourself, you will be defeated by the times”
É uma frase contida na carta interna divulgada pelos executivos da Alibaba para seus funcionários, que em tradução livre significa “se você não mudar você mesmo, será eliminado pelo tempo”.
Membros do Hub Internacional possuem acesso a análise completa com valuation, preço justo, preço-teto e recomendação das ações da Alibaba, além de conteúdos focados em investimento no exterior, com análises e carteiras recomendadas.
Investindo através da nossa corretora parceira, você ganha gratuitamente o Hub Internacional, clique aqui e saiba mais.