Hub Insights

Ações MRFG3 e JBSS3: seria agora a hora de investir no setor?

JBSS3 e MRFG3

Desde o início do ano, as ações da Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3) vem sofrendo duras quedas: caindo 51% e 32%, respectivamente. Isso contribuiu para que os papéis fossem negociados a baixos múltiplos, chegando a índices de preço/lucro de 1x e 2x, respectivamente.

ações Marfrig (MRFG3) e JBS (JBSS3)

Fonte: Google Finance

 

O dividend yield também aumentou consideravelmente: chegando a marca de 24,9% para as ações da MRFG3 e de 8,10% para as da JBSS3, no período.

dividend yield MRFG3 e JBSS3

Fonte: Hub do Investidor

 

Seria este o momento ideal para investir em MRFG3 e JBSS3?

Antes de tomar a decisão de investir ou não é importante entender a dinâmica que rege o setor como um todo: o ciclo do gado/pecuária.

ciclo da pecuária

Fonte: Acrimat

 

O ciclo do gado é o processo pelo qual o rebanho animal cresce e se contrai. Do ponto de vista do frigorífico, ele é importante para precificação do boi e definição de suas margens, tendo em vista que 80% de seus custos estão relacionados a compra dos animais. O ciclo é positivo para a companhia quando a oferta de animais aumenta, diminuindo o preço do gado, e negativo quando o contrário.

Apesar dos múltiplos descontados para a JBS e Marfrig, ambas as empresas se beneficiaram nos últimos anos de um super ciclo do gado nos EUA, resultando em um grande aumento de margens e dos lucros no período. O mercado norte-americano foi responsável, sozinho, por cerca de 42% das receitas líquidas da Marfrig (MRFG3) e de 32% das receitas da JBS (JBSS3) no último trimestre.

A expectativa para os próximos anos é que este ciclo positivo se encerre nos EUA com a diminuição do número de novos bezerros e dos rebanhos. Estas mudanças fazem com que o preço do gado suba e pressione as margens das companhias negativamente. Este cenário ainda é duplamente negativo para a Marfrig, que possui maior enfoque no mercado americano e na produção bovina, onde o valor agregado é maior que o a proteína de porco e de frango, por exemplo.

Soma-se isso a um cenário de início de recessão nos EUA, que incentiva a população a economizar e a trocar proteínas mais caras como a do Boi para a do frango, por exemplo, e temos um cenário bastante incerto para o futuro da Marfrig (MRFG3), mesmo que seus múltiplos pareçam estar bastante descontados.

Já para a JBS (JBSS3), apesar do cenário futuro ainda ser negativo para as margens nos EUA, a empresa possui uma operação mais diversificada, operando em diversos países e com diversos tipos de proteínas, o que diminui o risco e torna a empresa mais atrativa.

 

Para acesso a uma análise mais detalhada das ações da MRFG3 e JBSS3, com os resultados do 2T22, insights e perspectivas para o futuro, seja um assinante Hub Pro. 

O Hub Pro mantém você informado sobre o mercado nacional e internacional através de análises precisas realizadas por profissionais experientes. Além disso, você têm acesso a relatórios exclusivos, carteiras recomendadas e lives semanais. 

Guilherme Garmatter

Economista pela UFPR, administrador de carteiras licenciado pela CVM e programador. Também possui ampla experiência como assessor de investimentos e já trabalhou em grandes bancos como Santander e HSBC.

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress