Hub Insights

Ações do Deutsch Bank despecam. Entenda o que está acontecendo com o banco alemão!

Deutsch Bank

Mais de 1/5 do valor de mercado de um dos maiores bancos alemães foi perdido em 1 mês, o Deutsch Bank, que ocorreu na esteira dos problemas envolvendo o Sillicon Valey Bank, assunto que abordamos extensamente em live no nosso canal do YouTube, e o banco suíço Credit Suisse.

 

ações Deutsch Bank

Fonte: Google Finance. Adaptado por Hub do Investidor.

 

Mas o que ocorreu que fez o banco Deutsch Bank perder tanto valor?

O banco, que tentava uma recuperação nos últimos anos após uma série de crises envolvendo sua reputação, foi o maior perdedor entre os grandes bancos europeus na sexta-feira após anunciar um plano de recompra de dívidas.

Apesar disso ser um movimento normalmente visto como um sinal de força, os investidores não gostaram da medida, e os analistas de mercado têm dificuldade para explicar a razão da queda das ações, o que levou o chanceler alemão Olaf Scholz a apoiar publicamente o credor.

 

 

O analista do Citi Bank fez uma nota dizendo que o movimento é irracional, e diz que o impacto que isso pode causar nas operações do banco é um evento psicológico fazendo os depositantes pedirem resgate de seus depósitos.

O banco concordou em 2017 em pagar uma multa de US$ 7,2 bilhões aos EUA por suas “práticas de empréstimos irresponsáveis” em 2006 e 2007, conseguiu parcialmente superar essa questão via corte de custos, reduzindo cerca de 20% de sua força de trabalho global em um único dia em 2018 e obtendo lucro em seus últimos 10 trimestres.

Apesar disso, o CDS do banco (Credit Defatul Swap), que é uma espécie de título financeiro que os investidores compram quando imaginam que uma empresa irá passar por problemas, funcionando como uma espécie de seguro, subiram bastante recentemente.

 

gráfico mostrando alta do título financeiro (CDS) do Deutsch Bank

Fonte: Refinitiv. Elaborado por Financial Times. Adaptado por Hub do Investidor.

 

Isso indica que os investidores desconfiam da capacidade do banco honrar com seus compromissos, como eventualmente fazer jus aos pedidos de resgate de depósitos por parte de clientes.

Isso certamente pode instigar o efeito causador do aumento dos preços do CDS. Percebam, é um caso onde a própria narrativa pode influenciar a realidade fazendo a narrativa tornar-se a realidade.

Os investidores, com medo do banco não honrar os compromissos, vão ao banco pedir seus depósitos de volta, o que pode fazer com que o Deutsch Bank tenha que se desfazer de seus ativos em preços baixos, criando dificuldades financeiras para o banco.

O evento acontece em meio a problemas similares em outros grandes bancos da Europa, conforme pontua o gráfico abaixo, onde podemos ver spikes nesses CDS para vários grandes bancos europeus (notem o que houve com esse indicador para o Credit Suisse, dias antes de sua compra pelo UBS).

 

gráfico mostrando dificuldades que os bancos da Europa vem passando, incluindo o Deutsch Bank

Fonte: Bloomberg. Adaptado por Hub do Investidor.

 

Para tornar o cenário ainda mais incerto para os bancos ao redor do mundo e especificamente para os bancos regionais nos EUA (o que pode ter um efeito cascata no sistema bancário mundial), foi a declaração da secretária do tesouro Janet Yellen.

Em entrevista que ocorria no mesmo horário ao pronunciamento de Jerome Powell após decisão do FOMC de elevação das taxas de juro, a secretária falou que o FDIC e o tesouro podem não ter como fazer jus a pedidos de resgate de depósitos para valores superiores a US$ 250.000 em caso de inadimplência por parte dessas instituições financeiras.

Enfim, atualmente, o Deutsch Bank não tem nenhum problema especifico com suas operações ou com o seu Asset Liability Management, mas um risco de corrida bancária (ainda mais considerando seu histórico reputacional manchado), é real e deve ser monitorado pelos investidores.

Em meio a esse cenário desastroso para os bancos de todo o mundo, no Hub Internacional temos duas exposições importantes a empresas do setor, uma delas sendo um dos maiores bancos do planeta, e outra a uma Fintech dos Estados Unidos que opera em um segmento de crédito muito específico.

 

Os relatórios com valuation completo e recomendação com preço-teto para esses dois ativos estão disponíveis gratuitamente para clientes que tenham conta na Avenue, clique no banner abaixo e saiba mais:hub internacional banner

AndreTavares

Compartilhe este conteúdo nas redes socias!

Posts relacionados

plugins premium WordPress