Como a Google ganha dinheiro?
Grande parte das pessoas conhece a Google (GOOGL), e mesmo se não conhecerem, é bem provável que utilize ou já tenha utilizado um de seus serviços. A Alphabet, é um conglomerado que possui algumas empresas de tecnologia em seu portfólio, como a Calico, Jigsaw, Nest e claro, a própria Google.
Por sua vez, a Google possui não só o seu mecanismo de busca e seu navegador, (Google Search e Google Chrome), mas também, o Android, Google Cloud, YouTube, Play Store, entre outras mais.
Podemos separar sua receita em três principais canais: anúncios, responsável por mais de 90% da receita; Google Cloud, representando a segunda parcela mais importante; e por fim, outros canais diversos, que podemos considerar como opcionalidades, por exemplo, investimentos em novas tecnologias.
Ainda, mesmo com a receita atualmente sendo dependente dos anúncios, vale ressaltar a sua vasta diversidade, pois, a Google está exposta a mais de uma região do mundo e dezenas de clientes importantes. Além disso, suas novas iniciativas, isto é, investimentos em novas tecnologias, trazem opcionalidades para o investimento, o que pode desbloquear avenidas de crescimento futuramente.
Diversidade do Portfólio de clientes Google
Fonte: Google
Vale a pena comprar ações da Google (GOOGL)?
Para saber se vale a pena ou não comprar uma ação, deve-se olhar para uma gama de fatores, nesse insight, vamos nos atentar em dois: perspectiva futura e Valuation.
Leia também:
Como analisar ações e identificar oportunidades?
Do lado da perspectiva futura, como já mencionado, a Google é uma companhia que investe e desenvolve novas tecnologias, e possui essas opcionalidades que podem elevar o tamanho de seu mercado endereçável. No entanto, mesmo em seus mercados core, ainda possuem uma boa perspectiva.
No seu mercado de nuvem, por exemplo, estima-se que o gasto com essa tecnologia dobrará de tamanho até 2026.
Gastos com nuvem
Fonte: Google
Já olhando para o preço, pode-se olhar o seu histórico de Preço/Lucro, quanto menor, mais barato. Repare, no gráfico abaixo, que atualmente Google está sendo negociada por um P/L de 18x, próximo a suas mínimas históricas dos últimos 5 anos.
P/L Histórico Google
Fonte: YCharts
Vale reforçar, que os membros do Hub Internacional, além de outros materiais exclusivos, também possuem acesso a um relatório mais detalhado, incluindo um modelo de fluxo de caixa descontado, uma forma de valuation mais complexa, que nos fornece o preço justo por ação.
Como investir nas ações da Google (GOOGL)?
Uma das formas de comprar ações da Google (GOOGL), é comprando diretamente na bolsa americana. Mesmo cada ação custando cerca de US$90,00, a bolsa americana permite comprar ações fracionadas, por exemplo, é possível comprar 0,1 ação da Google, o que custaria cerca de US$9,00.
Investir no exterior é mais simples do que parece, é possível comprar ações, como a da Google (GOOGL) através de corretoras como a Avenue, que contam com uma plataforma e suporte em português, e ainda, o investidor pode ser assessorado por profissionais, como os do Hub do Investidor ou da Braúna, conheça mais clicando aqui.